Especial Lava Jato e Financiamento de Campanha

Muitos políticos e ex-políticos foram relacionados na Operação Lava Jato, que investiga a corrupção na Petrobrás, o pagamento de propina para realização de contratos, e a devolução de parte da propina como doações de campanha. Destes políticos, 44 foram parlamentares no mandato de 2011 a 2014, e muitos se reelegeram para o mandato de 2015 a 2018. Entenda a investigação.

Aqui você encontrará dados dos parlamentares e das empresas relacionadas na Operação Lava Jato:
1 - Dados de doações realizadas nas Eleições 2014: doações recebidas pelos candidatos relacionados na operação, e doaçoes realizadas pelas empresas relacionadas na operação.
2 - Dados gerais sobre o mandato dos parlamentares relacionados na operação, no período de 2011 a 2014.
Informações Adicionais...

Parlamentares Envolvidos

44 Parlamentares da Última Legislatura

44 parlamentares da última legislatura (2011 a 2014) serão investigados, sendo 10 Senadores e 34 Deputados Federais. Destes, 29 são do PP, 3 do PT e 2 do PMDB. Veja detalhes...

Empresas Envolvidas

Cerca de 25 empresas e vários CNPJ's

Cerca de 25 empresas foram identificadas nos depoimentos e serão investigadas. Mas a investigação é difícil pois tanto os contratos quanto as doações são realizados por vários CNPJ's distintos, tanto de filiais quanto de empresas do mesmo grupo. Veja a distribuição das doações...

Partidos

Quatro partidos sendo investigados, mas ...

Parlamentares de quatro partidos estão sendo investigados: PP, PT, PMDB e PSDB. Porém as empresas investigadas fizeram doações para quase todos os partidos políticos do Brasil. Veja a distribuição das doações...

Olho Neles!

Acompanhe o mandato dos eleitos. Veja aqui.
Fundamentos desse especial: As informações mostradas aqui são informações 100% públicas, e nos baseamos fundamentalmente nos conceitos de Transparência e Dados Abertos, utilizando a Lei de Acesso a Informação e os dados contidos nos Repositórios de Dados Abertos, para melhoria do debate público e, principalmente, o exercício da Cidadania.
Os dados dos candidatos e doações de campanha foram obtidos da base do Tribunal Superior Eleitoral.
Os dados dos deputados em exercídio de 2011 a 2014 são obtidos na seção de dados abertos da Câmara dos Deputados, e os dos senadores são obtidos na seção de dados abertos do Senado Federal.
Os dados sobre os políticos e empresas relacionadas na Operação Lava Jato foram obtidos diretamente na página especial da Lava Jato do Ministério Público Federal , em adição às informações obtida no site da Controladoria Geral da União.

* Ainda NÃO processamos os dados dos políticos que não exerceram cargo parlamentar (Deputado Federal ou Senador) entre 2011 e 2014, como por exemplo Antônio Anastasia, atual Senador pelo PSDB e também relacionado na operação. Em breve atualizaremos o sistema com esses dados.
Voltar ao topo